top of page

Associação Sítio Agar

NOSSAS CRIANÇAS

Nossa causa é em favor daqueles que necessitam de auxílio para fazer valer seus direitos, somo defensores da causa da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade familiar e social. 

image.png
quem-somos.jpg

SAICA

O serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes é o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente. Infelizmente a dificuldade em garantir um núcleo familiar sadio, que seja protetor para todos os seus membros, que garanta a continuidade de um vida sem grandes traumas emocionais tem crescido nas sociedades modernas, levando à fragilidade de vínculos importantes ao longo da vida, fortalecendo patamares de violência física, psicológica, negligência e abandono que atingem diretamente os que ainda não estão em condições de se autodefender, como crianças e adolescentes.

Somos o SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL DE ALTA COMPLEXIDADE no atendimento à crianças e adolescentes nos municípios de Cajamar, Francisco Morato e Várzea Paulista.  Atuamos em parceria com a rede de apoio dos municípios em que nos encontramos, sistematizando-nos em conformidade com as Normas Técnicas.

ACOLHIMENTO

(Serviço de Acolhimento Institucional de Criança e Adolescente)

ICONE_DOACAO_232X232.png

Apoie nossa causa

Trabalhamos muito para ser um lugar de transformação das violações de direitos e por isso a sua doação é de extrema importância para nos ajudar a proporcionar maior qualidade de vida e conforto a nossos acolhidos. 

JUNTE-SE A NÓS NESSA AÇÃO VOLUNTÁRIA

Contamos muito com a parceria de pessoas e empresas que contribuem com a nossa causa, seja com doações, mantimentos, itens para revenda em nosso bazar ou mesmo realizando ações em favor de nossos acolhidos. FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM.

Acolhimento

  1. ACOLHIMENTO CONVENCIONAL

Pensando que a criança ou adolescente encaminhados para a instituição já estejam em situação de acompanhamento pelo CREAS e CT, com medidas para reorganização da situação geradora de vulnerabilidade, trabalhamos com a possibilidade de um acolhimento feito em conformidade com o alinhado entre a instituição e CT ,   considerando  os seguintes passos:

  • A instituição é informada da chegada do novo morador com antecedência;

  • A casa toda se prepara para recepcioná-lo com atividades de boas-vindas;

  • O acolhimento acontece em período diurno;

  • Os técnicos também já apresentam considerações junto aos grupos de trabalho para melhor direcionar as ações com a criança ou adolescente

  2. ACOLHIMENTO EMERGENCIAL

É o acolhimento que acontece independente da hora e do preparo de todos, o que o caracteriza é a urgência do risco. O Conselho Tutelar leva  a criança para o abrigo e, em seguida, oficia  a Vara da Infância e Juventude. Embora a instituição busque, por opção filosófica e metodológica,  realizar um acolhimento que seja espaço de escuta, busque amenizar a dor dos envolvidos e seja o menos constrangedor possível, nessa modalidade não há como preparar situações que facilitem o acontecimento para todos os envolvidos, que diminua a angústia e  expectativa do acolhido. Muitas vezes, o acolhimento emergencial dura pouco dias e há o retorno da criança ou adolescente para a família, que passa a receber acompanhamento da rede.

Profissionais

Assistente Social

Educadores

Coordenadoria da Casa

Pedagogo

Psicóloga

Manutenção

Processo Educativo

Diálogo

Instrumento de percepção da vida com o outro, da utilização do espaço com o outro, da construção do necessário para a convivência no grupo

dialogo_img.jpg

Brincar

Criar, recriar e se construir no brincar não direcionado, com o que há disponível e no meio em que vive, principalmente com outras crianças. 

brincar_img.jpg

Construir Valores

Busca de valores significativos como sentimento de amizade, a empatia, a solidariedade e a compaixão, que são extraídos das próprias situações do cotidiano

Rever História

Analise e estudo da história de cada acolhido e de seu grupo familiar, reconhecendo sua bagagem para se projetar o futuro.

Viver o Presente

Buscar sentir e entender quem somos, onde estamos nesse momento e quais são nossas expectativas é uma busca diária que fortalece o momento vivido e desenvolve o protagonismo.

O Trabalho com as Famílias

Toda filosofia de vida e trabalho que a instituição sustenta tem seu valor se praticada e concretizada no atendimento à família biológica de cada acolhido, pois é na sua estrutura que acontecem as circunstâncias que levam a criança ou adolescente ao serviço de acolhimento.

Sendo assim, os técnicos têm diante das famílias uma escuta e olhar atentos no intuito de perceber o que realmente está na base dessa estrutura e que resulta em negligência, agressão, abandono ou incapacidade de funcionamento enquanto núcleo acolhedor e provedor das necessidades fundamentais ao desenvolvimento emocional, social e psicológico de seus membros.

São etapas importantes: 

  • Esclarecimento para a família sobre a instituição, objetivos e formas de trabalho;

  • Investigar a realidade e avaliar o contexto social;

  • Atendimento psicossocial institucional;

  • A intervenção profissional na etapa inicial do acompanhamento de forma construtiva;

  • A construção de um plano de trabalho com a família de origem;

  • Reconstruir o processo, recuperar a história;

  • Trabalho em equipe;

  • Rede inter-setorial;

  • Preparação para o desligamento;

  • Acompanhamento após desligamento do serviço de acolhimento institucional;   

trabalho-familias.jpg
bottom of page